Opções gratuitas de softwares aumentam produtividade de trabalho realizado por servidores públicos
Prefeitos de todo o Brasil iniciam em 2019 a segunda fase de seus mandatos à frente da administração dos municípios. Com as dificuldades econômicas enfrentadas pelos Estados, a expectativa é que este ano seja também de desafios para as cidades. Entretanto, os gestores podem usar determinadas estratégias para diminuir custos e otimizar o trabalho desenvolvido pelos servidores.
Pesquisa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) indica que investir em inovação é a chave para reduzir custos no setor público. A cada R$ 1 de investimento em tecnologia, as administrações públicas economizam, em média, R$ 9,79 no ano seguinte.
O Sistema Nacional de Empréstimo Consignado (Snec), por exemplo, está revolucionando a gestão do crédito consignado não apenas para os municípios, mas também em diferentes órgãos públicos. Com o software, a relação entre órgãos públicos, servidores e bancos fica mais simples.
Tecnologia
O sistema pode ser baixado gratuitamente pela internet e tem código aberto. Com isso, o departamento de Tecnologia da Informação (TI) da instituição pode fazer as alterações necessárias para personalizar o sistema. Assim, as funcionalidades são utilizadas da melhor forma possível.
Além de ter acesso ao sistema de forma gratuita, o gestor pode mudar servidores de funções burocráticas para o desenvolvimento de outras tarefas e projetos, trazendo mais produtividade ao trabalho desempenhado pelo município.
O software é um produto da Neoconsig, empresa responsável pela gestão de consignado em Estados e municípios de todo o Brasil. Para ter acesso ao Snec, basta acessar www.snecbrasil.com.br.
Tags: Consignado, Gestão pública, Prefeitos, tecnologia